Relatórios gerenciais para apoiar sua tomada de decisões

Tenha acesso a relatórios gerenciais com informações necessárias para a identificação de oportunidades, otimizando o desempenho da sua loja e das suas vendas.

Projeções de vendas ajudam a sua loja a acertar muito mais

Com base em dados históricos, saiba como suas vendas tendem a se comportar no futuro e prepare-se adequadamente.

Saiba quais os produtos e as categorias mais vendidas em sua loja

Organize estratégias diferenciadas para cada categoria, considerando os resultados de venda e faça dos relatórios a base para suas decisões de marketing.

Veja o histórico de compras dos seus clientes

Com o histórico de compras dos clientes, você pode identificar padrões de consumo e perfis comuns, permitindo que sua loja crie ações precisas de marketing e promoção e marketing.

Algumas práticas de personalização que você pode adotar no seu ecommerce

Chegada do cliente no site
Mostre imediatamente produtos que são tendências ou comumente pesquisados;
Para visitantes que estão retornando, apresente itens já visualizados e recomendações baseadas nas navegações e compras antigas;
Monitore se os clientes saem imediatamente de uma página (taxa de rejeição) ou para onde eles vão no seu site. Acompanhe o que mais atrai sua atenção e interesse.

Compra & Pós Venda / Visita

Continue exibindo itens previamente vistos pelos compradores que estão retornando ao site. Eles podem querer encontrar um produto que eles viram anteriormente. Torne isso mais fácil;
Mostre produtos relacionados ao item que ele está comprando ou que estão no carrinho. Um bom sistema de recomendação é essencial nessas horas. É a sua chance de aumentar as vendas e fazer venda cruzada;
Capture as preferências pessoais e adapte a experiência de check-out. Um exemplo simples é salvar as informações de pagamento e oferecer opções de check-out em um clique;
Monitore não somente as compras mas também os itens abandonados no carrinho.

Envie emails pós-venda com recomendações baseadas na compra recente ou no comportamento do cliente em seu site;
Personalize conteúdo e não somente recomendação. Quanto mais você mostrar que aquele email foi feito para o cliente, mais ele vai gostar;
Considere personalizar Landing Pages conforme o perfil do comprador. Às vezes, um mesmo produto pode atender diferentes perfis de clientes. Abuse de Testes A/B para identificar como distintos tipos de texto, apelo visual e conteúdo podem atingir diferentes grupos e indivíduos.

Monitamento taxas de Abertura

Monitore as taxas de abertura e cliques dos emails para construir o modelo de email que mais se adequa para cada perfil de consumidor.
Para fazer isso, é imprescindível que você possa contar com um sistema de automação de marketing robusto, que torne essa personalização realmente escalável.
É essencial que você projete disparos de emails automatizados para nutrir Leads ou clientes baseados nas interações que eles tiveram com sua loja. A visualização de um produto específico, o abandono do carrinho de compras, a passagem de um Lead por uma determinada sessão do site ou a realização de conversões através do download de um conteúdo rico são apenas alguns exemplos destes tipos de interações.
Segmentações para ecommerce

Principais armas disponíveis para um ecommerce

Uma das principais armas disponíveis para um ecommerce está baseada na segmentação dos Leads e clientes. Quanto mais customizada for a experiência de compra, maior a chance de você aumentar as suas vendas e fidelizar seus clientes.
Além de criar segmentações baseadas no interesse por uma determinada categoria de produto, é possível separar seus clientes em contatos que não respondem, compradores recentes, compradores com carrinhos de compras abandonados, clientes assíduos etc. Já falamos anteriormente sobre o assunto aqui no post “Segmentação: como gerar melhores resultados mandando menos emails”.

É fundamental que você ofereça, através de suas campanhas de email marketing, soluções ao invés de produtos. Vale muito mais a pena você enviar um email sobre um único produto, explicando suas funções, vantagens e quais problemas ele soluciona para uma pequena lista de clientes interessados do que um email-vitrine para toda sua base de contatos.

Nutrição dos Leads

Fazer a nutrição dos Leads somente através de emails com produtos implicará em altas taxas de descadastramento a curto prazo. As pessoas não querem receber nos seus emails mensagens com coisas irrelevantes para elas. Tente abordar histórias, fotos, vídeo com instruções, dicas de estilo ou maneiras de utilizar um produto. Mais do que interessados no que você tem para vender, os clientes querem comprar o que realmente atenda seus desejos e sua necessidade.

Tente alterar os modelos de cada anúncio conforme o seu público. Você pode estar falando com jovens, idosos, homens, mulheres, gays, pessoas mais humildes ou intelectuais. Cada um recebe a informação de uma forma. Seja coerente com seu público.
Se você viu que um Lead passou pela página de um determinado produto, você pode criar fluxos de email personalizados explicando mais sobre aquele item ou enviando um cupom de desconto específico para que o cliente feche a compra.

Também, ao invés de propor sempre o mais barato, ofereça a melhor opção. Tente comunicar de forma eficiente o real valor do produto. Free trials, demos, amostras, comparações e reviews são apenas mais algumas das opções que você pode enviar para um futuro cliente de forma customizada. Os reviews mesmo possuem um grande poder de persuação porque segundo pesquisas recentes, quase 90% dos consumidores confiam em opiniões online e recomendações de outros compradores. Por isso, é de extrema importância que você encoraje seus clientes a escrever reviews de seus produtos.

Top
BrazilUSAEnglish