[vc_row][vc_column width=”1/6″][vc_column_text]
[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O primeiro briefing a ser feito serve para você ter um primeiro contato com as necessidades e ideias que do projeto O interessante, nesta fase inicial, é conversar bastante/escrever  e tentar captar, ao máximo, o que está “oculto”.

As perguntas para este primeiro encontro podem ser de caráter mais geral, mas com o objetivo de um mínimo de informações sobre as características do projeto, tais como:

  • Público-alvo;
  • Objetivos do web site;
  • “Imagem” que o cliente quer passar para os visitantes;
  • Análise da concorrência.

Outras coisas mais podem ser abordadas; entretanto, estes são elementos básicos que devem figurar no primeiro briefing.

 

Briefing Completo ou Briefing Detalhado

Como dito, este é o briefing que será feito posteriormente ao briefing preliminar e que serve para detalhar tudo o que foi aprendido por você sobre o negócio, produto ou empresa de seu potencial futuro cliente. As perguntas que formam esta segunda parte da “entrevista” feita com seu cliente lhe darão informações mais profundas, confiáveis e com qualidade superior.

Em função de, nesta fase, o número de perguntas ser maior e a necessidade de as respostas para estas perguntas também precisarem ser mais minuciosas, é importante que se disponha de mais tempo para a realização deste briefing. Para tanto, evite agendar o encontro em “horários de pico” da pessoa e, previamente, avise que o encontro de vocês precisa ser mais prolongado que da última vez.

Seja transparente e tenha em mente que “o combinado não sai caro”. Se você for honesto com aquele que responderá a essa segunda fase de perguntas e deixar claro, desde o início, que vocês precisarão de tempo maior para este segundo encontro, certamente a pessoa ficará satisfeita com sua sinceridade e feliz por poder fornecer mais informações que, conseqüentemente, farão com que o resultado final de seu web site seja melhor.

O briefing completo pode ser dividido em seções, para facilitar o entendimento da pessoa que responde às perguntas e evitar uma eventual fadiga por parte de quem o faz. Por exemplo, as perguntas deste briefing pode ser divididas da seguinte maneira:

  • Estratégia;
  • Informações gerais;
  • Público-alvo;
  • Conteúdo;
  • Aparência (design);
  • Outras informações.

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